Prefeito de Almas visita secretário Tom Lyra para fortalecer parcerias e impulsionar projetos na área de mineração

07/04/2021 - Lucas Ferreira/Governo do Tocantins

Secretário Tom Lyra participa de reunião com o prefeito de Almas Secretário Tom Lyra participa de reunião com o prefeito de Almas -

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, que, recentemente, também assumiu a presidência da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), recebeu, na manhã desta quarta-feira, 7, o prefeito de Almas, Wagner Carvalho. A reunião teve como principal objetivo tratar sobre assuntos relacionados à extração de minérios na região, que abriga inúmeras ocorrências orogênicas de ouro.

O município de Almas está localizado a 309 Km de Palmas e, ao longo dos últimos anos, vem recebendo atenção especial por parte de empresas interessadas em explorar o potencial mineral da cidade.

Para o prefeito Wagner Carvalho, esses investimentos fortalecem o desenvolvimento econômico regional à medida que contribuem com a geração de emprego e renda para a população. Segundo o gestor, assim que soube da nomeação de Tom Lyra para presidência da Ameto, fez questão de fortalecer os vínculos, afirmando sua intenção em impulsionar os projetos na área de mineração. “Acredito que esta parceria entre Governo e Município é muito importante. Tendo em vista que Almas se apresenta como um local riquíssimo em minério”, pontuou o prefeito, acrescentando que a Aura Minerals, empresa de produção de ouro, aprovou a viabilidade de instalação e prevê início de suas operações, na cidade, para 2022.

Durante a reunião, Tom Lyra elogiou a iniciativa do prefeito e destacou o bom momento da economia tocantinense. “Trabalhamos constantemente para prospectar novos negócios para o Tocantins. Essa é uma das prioridades do governador Mauro Carlesse. Nesse sentido, receber a visita dos gestores do interior é muito importante para entendermos as demandas dos municípios. Certamente, como presidente da Ameto, me coloco à disposição do prefeito Wagner Carvalho, assim como a equipe técnica, para apoiá-lo no que for preciso”, concluiu Tom Lyra.

Também esteve presente na reunião o jornalista Goianyr Barbosa.