Notícias
Nova gestão do Comitê Estadual do PNCE será comandada por técnicos da Sics
12/02/2021 - Lucas Ferreira / Governo do Tocantins
Na reunião online, que aconteceu na manhã da última quarta-feira, 10, os membros do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional do Comércio Exterior (PNCE) elegeram os novos integrantes do órgão. À frente da superintendência de desenvolvimento econômico da Sics, Iranilson Mota foi eleito novo presidente.
Com o objetivo de aumentar o número de empresas do Tocantins que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), oficializou a nova presidência do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).
Para o novo presidente, Iranilson Mota, representar o Governo do Tocantins nesse comitê permitirá trabalhar não só a cultura exportadora, mas também, ajudar as empresas do Estado a se enxergarem no mercado internacional. “Sabemos da importante atenção que o governador Mauro Carlesse dá para o desenvolvimento econômico do Tocantins. Acredito que iremos somar e contribuir ainda mais para a manutenção das empresas que exportam e para a atração daquelas que optarem pelo nosso estado. Uma das minhas propostas é elaborar um catálogo de dados fornecidos pelas instituições participantes do comitê. Assim, poderemos tomar decisões baseadas em dados e que serão estrategicamente mais inteligentes, conforme orientação do secretário Tom Lyra”, pontuou o superintendente.
O Comitê
É um órgão consultivo e deliberativo, sem personalidade jurídica, constituído por representantes de entidades públicas e privadas, que tem como objetivo fortalecer a governança local no sentido de possibilitar o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação das ações constantes no PNCE no âmbito estadual de forma conjunta, em consonância e interlocução estadual junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
O Comitê Gestor Estadual é formado por um titular e um suplente dos seguintes órgãos: Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET); Banco do Brasil; Receita Federal; Superintendência do Tocantins da INFRAERO; Superintendência do Tocantins dos Correios, Sebrae, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Dentre as competências do comitê estadual estão coordenar a realização das atividades do PNCE; promover a sinergia entre todas as instituições participantes, para a realização de ações do PNCE; escolher, ao final de cada ano, os casos de sucesso do estado; propor soluções às dificuldades encontradas na execução do PNCE no estado, dentre outros.
PNCE
O principal papel do PNCE é organizar ações desenvolvidas por instituições públicas e privadas de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeada, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços.
O Plano conta com a participação de entidades nacionais, dos governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.
A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia, e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.