Nova gestão do Comitê Estadual do PNCE será comandada por técnicos da Sics

12/02/2021 - Lucas Ferreira / Governo do Tocantins

Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Sics, Iranilson Mota, acompanha reunião do Comitê Gestor Estadual do PNCE Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Sics, Iranilson Mota, acompanha reunião do Comitê Gestor Estadual do PNCE - Flávio Cavalera / Governo do Tocantins

Na reunião online, que aconteceu na manhã da última quarta-feira, 10, os membros do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional do Comércio Exterior (PNCE) elegeram os novos integrantes do órgão. À frente da superintendência de desenvolvimento econômico da Sics, Iranilson Mota foi eleito novo presidente.

Com o objetivo de aumentar o número de empresas do Tocantins que operam no comércio exterior, além de promover o crescimento das exportações de produtos e serviços, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), oficializou a nova presidência do Comitê Gestor Estadual do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

Para o novo presidente, Iranilson Mota, representar o Governo do Tocantins nesse comitê permitirá trabalhar não só a cultura exportadora, mas também, ajudar as empresas do Estado a se enxergarem no mercado internacional. “Sabemos da importante atenção que o governador Mauro Carlesse dá para o desenvolvimento econômico do Tocantins. Acredito que iremos somar e contribuir ainda mais para a manutenção das empresas que exportam e para a atração daquelas que optarem pelo nosso estado. Uma das minhas propostas é elaborar um catálogo de dados fornecidos pelas instituições participantes do comitê. Assim, poderemos tomar decisões baseadas em dados e que serão estrategicamente mais inteligentes, conforme orientação do secretário Tom Lyra”, pontuou o superintendente.

O Comitê

É um órgão consultivo e deliberativo, sem personalidade jurídica, constituído por representantes de entidades públicas e privadas, que tem como objetivo fortalecer a governança local no sentido de possibilitar o planejamento, a implementação, o monitoramento e a avaliação das ações constantes no PNCE no âmbito estadual de forma conjunta, em consonância e interlocução estadual junto ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O Comitê Gestor Estadual é formado por um titular e um suplente dos seguintes órgãos: Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET); Banco do Brasil; Receita Federal; Superintendência do Tocantins da INFRAERO; Superintendência do Tocantins dos Correios, Sebrae, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Dentre as competências do comitê estadual estão coordenar a realização das atividades do PNCE; promover a sinergia entre todas as instituições participantes, para a realização de ações do PNCE; escolher, ao final de cada ano, os casos de sucesso do estado; propor soluções às dificuldades encontradas na execução do PNCE no estado, dentre outros.

PNCE

O principal papel do PNCE é organizar ações desenvolvidas por instituições públicas e privadas de modo que sejam executadas de forma harmônica e encadeada, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços.

O Plano conta com a participação de entidades nacionais, dos governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais.

A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia, e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais.