Secretário Tom Lyra prestigia apresentação dos projetos contemplados pelo Tecnova

11/02/2021 - Ascom/Sics

Secretário Tom Lyra agradece disponibilidade dos empresários Secretário Tom Lyra agradece disponibilidade dos empresários - Flávio Cavalera / Governo do Tocantins

Na reunião técnica, realizada na manhã desta quinta-feira, 11, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), pode conhecer de perto o resultado dos projetos contemplados pelo Tecnova. Ao todos, 20 empresários discorreram sobre a finalidade de seus projetos, em que fase estão e os benefícios alcançados até o momento.

A maioria dos projetos contemplados com recursos do Tecnova Tocantins - dos segmentos da Tecnologia da Comunicação e Informação, Energias Alternativas, Agronegócio, Construção Civil e Serviços - está praticamente concluída. Alguns em forma de protótipo, outros em produtos acabados e em fase de testes, ou já sendo comercializados.

É o caso da Wenafra Indústria e Comércio de Mármores e Granitos, com sede na cidade de Guaraí. “Lançamos um modelo de armário inovador, que não tem problema de umidade, um produto durável, de fácil limpeza, totalmente higiênico.  Damos garantia de 5 anos, mas dura no mínimo 50”, destaca o empresário Werciley Lima, acrescentando que o produto que desenvolveu representa hoje cerca de 35% do faturamento de sua empresa.

O empresário destaca ainda que o negócio deu tão certo que atualmente coloca em média 180 peças de armário por ano no mercado, a um custo médio de R$ 2.500,00 cada unidade. “Trabalhamos hoje praticamente uma peça a cada dois dias, e não estamos mais correndo atrás do cliente, ele vem até a empresa comprar o nosso produto”, afirma.

A empresa CDJ Manutenções, de Palmas, e que tem como um dos sócios o jovem empresário Saulo Florentino da Mota, também foi contemplada com recursos do Tecnova e desenvolveu o Fire Stop, um moderno sistema de monitoramento, que funciona de forma remota e em tempo real, de detecção e combate a incêndios. O equipamento deve ser utilizado principalmente em áreas externas, como parques, praças e lavouras.

“Nosso produto já saiu da fase de protótipo e está pronto para ser comercializado, falta apenas o modelo de negócio que ainda estamos providenciando, revela o micro empresário, que reconhece a importância do programa. “Hoje no Brasil, onde a grande maioria das pequenas empresas trabalha no limite, seria impossível fazer o que fizemos sem o apoio do Tecnova, pois tivemos que contratar pessoas e comprar materiais que ainda seriam testados, e uma pequena empresa, com capital já escasso, não arriscaria tanto. Por isso, o recurso do Tecnova foi muito bem-vindo, sem ele nada teria acontecido”, afirma Mota.

Na ocasião, o secretário Tom Lyra agradeceu pela disponibilidade de tempo dos empresários e enfatizou que a inovação é a mola propulsora para o desenvolvimento econômico e sustentável do estado do Tocantins. Além disso, fez questão de pontuar a parceria entre Governo do Estado e Fieto. “Participar de um evento como esse é uma grande honra. A Fieto, assim como o IEL, são grandes parceiros do Governo. Uma das premissas da gestão do governador Mauro Carlesse é justamente fomentar projetos inovadores e que contribuam para geração de emprego e renda. Ouvi atentamente cada empresário e coloco toda a equipe da Sics à disposição para atendê-los no que for preciso”, concluiu.

Além dos representantes das empresas contempladas, a superintendente do Instituto Euvaldo Lodi - IEL Tocantins, Roseli Sarmento; o reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende e a equipe técnica da Sics  também participaram da reunião de apresentação dos projetos apoiados pelo Tecnova, um programa do Governo Federal, realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), e que no Tocantins é executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, e pelo  IEL Tocantins, entidade da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO.