Notícias

Empresários de Chapada da Natividade e Paraíso buscam apoio do Governo para expandir empreendimentos

26/06/2020 - Wladimir Machado/Governo do Tocantins

Secretário Tom Lyra e o consultor da Engegold, Ewerton Gomes de Carvalho Secretário Tom Lyra e o consultor da Engegold, Ewerton Gomes de Carvalho - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins
Tom Lyra e o proprietário da microempresa Friday, Nilson Catarino Tom Lyra e o proprietário da microempresa Friday, Nilson Catarino - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

O Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, recebeu nesta quinta-feira, 25, a visita do consultor da Engegold, empresa de mineração instalada em Chapada da Natividade, a 208 km de Palmas, Ewerton Gomes de Carvalho. Na oportunidade, o empresário obteve informações sobre os incentivos fiscais e solicitou apoio do Governo do Tocantins.

No encontro, o empresário apresentou o potencial mineral da região sudeste do Tocantins e pediu o apoio do governo a fim de incentivar a cadeia mineral para viabilizar o desenvolvimento da atividade. “Nosso Estado possui um grande potencial mineral, mas existem poucas políticas públicas voltadas para essa área e que precisam ser mais incentivadas”, disse Carvalho, ressaltando que empresa emprega, inicialmente, mais de 80 funcionários, e que para iniciar as atividades aguarda apenas a liberação de documentos junto aos órgãos ambientais.

Empresa de embutidos em Paraíso

Outro empreendedor que também esteve, nesta quinta-feira, 25, com o secretário Tom Lyra, foi o empresário Nilson Catarino, proprietário da microempresa Friday e de uma distribuidora, que juntas geram 16 empregos diretos. A Friday atua há dois anos na produção de embutidos, a exemplo de linguiça, espetinhos, queijo muçarela e apresuntado. A indústria está instalada na cidade de Paraíso do Tocantins, distante 86 km de Palmas, com distribuição da produção para as cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. O empresário também atua no ramo educação no município, com uma escola de alfabetização infantil, gerando 35 empregos diretos.

Na oportunidade, ele conheceu os incentivos fiscais que podem contribuir para expandir os investimentos. “Vim procurar o secretário Tom Lyra em busca de melhorias para empresas e para que a gente possa junto com o governo Estado crescer. Na minha visão, o Estado acaba sendo sócio da empresa, no sentido de ter interesse que a empresa cresça e possa aumentar a geração de emprego e renda, além de expandir os investimentos e conquistar novos mercados”, destacou.

Para o secretário da Sics e presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, as visitas dos empresários foram oportunas para mostrar que o governador Mauro Carlesse reconhece a importância dos incentivos fiscais para atrair novos investimentos e incentivar o desenvolvimento das empresas já instaladas no Tocantins.

“A pesar da crise causada pela pandemia do novo Coronavírus, o governo do Estado trabalha, incansavelmente, para apoiar o setor empresarial de forma que fortaleça o desenvolvimento regional, com propósito de promover o aumento da geração de emprego e renda, bem como a melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses”, lembrou o secretário, destacando que uma das principais preocupações e desafios do Governo é fazer com que a economia volte a crescer.