Beneficiadas com incentivo fiscal, indústrias em Paraíso registram cenário positivo, na contramão da crise

25/06/2020 - Fabia Lázaro/Governo do Tocantins

: Diretores da Plena Alimentos apresenta à unidade da Plena Alimentos ao secretário, acompanhados por técnicos da pasta. : Diretores da Plena Alimentos apresenta à unidade da Plena Alimentos ao secretário, acompanhados por técnicos da pasta. - Flávio Cavalera
Diretor da Jalapão Alimentos, Egnaldo Damaso, apresenta processo de fabricação de café ao secretário Tom Lyra. Diretor da Jalapão Alimentos, Egnaldo Damaso, apresenta processo de fabricação de café ao secretário Tom Lyra. - Flávio Cavalera
Secretário em visita à fábrica de ração Agro Lucinho, ladeado pelo proprietário Jiomar Secretário em visita à fábrica de ração Agro Lucinho, ladeado pelo proprietário Jiomar - Flávio Cavalera/Governo do Tocantins

Indústrias funcionando obedecendo todas as restrições determinadas pelas organizações da saúde em função da pandemia e com perspectivas de crescimento. Este foi o cenário positivo presenciado em Paraíso do Tocantins pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços ( SICS), e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, durante visita à unidade de beneficiamento da Plena Alimentos, à  Jalapão, Indústria, Comércio e Distribuição de Alimentos,  e à fábrica de ração Agro Lucinho.  As empresas recebem incentivo fiscal do Governo do Tocantins.

A pedido do Governador Mauro Carlesse, as visitas técnicas objetivam conhecer as operações da empresas in loco, entender processo industrial, seus produtos e desafios, canais de vendas e distribuição, geração de emprego, bem como, fazer registro fotográfico e estreitar o relacionamento com o Governo. O secretário esteve acompanhado da diretora da Indústria, Comércio e Serviço, Geanny Pinheiro e da gerente de assistência as microempresas, Priscilla Freitas.

A agenda iniciou-se pela unidade de beneficiamento de carne bovina da Plena Alimentos situada no setor industrial, Rodovia BR 153- KM 493, onde são abatidas, em média 600 cabeças por dia. Além da equipe técnica da pasta, o secretário visitou as instalações acompanhado do presidente-executivo do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins, Gilson Cabral.

Na ocasião, o secretário tratou com o diretor de Originação da empresa, Wesley Lopes, sobre medidas que podem ser adotadas para aumentar a competitividade da setor, um dos que mais empregam no estado e que apesar da crise, estão conseguindo manter  os postos de  trabalho. A unidade de Paraíso emprega diretamente 700 pessoas e fomenta a cadeia  no estado.

Projeto de expansão

]Após, o secretário conheceu a Jalapão, Indústria, Comércio e Distribuição de Alimentos onde são industrializados  farinha de mandioca, açúcar  e o café que leva a marca da empresa.  A empresa é beneficiada com o Tare (Termo de Acordo de Regime Especial), na modalidade implantação, desde 2018, através do Proindústria. O negócio está em processo rápido de expansão e, ainda, este semestre, deve ampliar a operação com a  fabricação de flocão de milho e flocão de arroz, com a expectativa de aumentar em 30% o número de empregados.  Hoje, 15 pessoas trabalham no local. “ A gente tem um projeto de crescimento e de renda para Paraíso do Tocantins”, afirmou o diretor Egnaldo Damaso.

Segundo o diretor, os incentivos concedidos pelo Governo do Tocantins fizeram a diferença para o negócio. “ Com o incentivo fiscal nossos produtos ganharam condições de disputar mercado com outras marcas que vem de fora”, afirmou. Damaso informou ainda que o grupo, proprietário de  outros empreendimento na cidade,  fez uma parceria com uma indústria em Goiás onde são industrializados outros produtos com a marca Jalapão como macarrão instantâneo, flocão de arroz e flocão de milho, polvilho doce, leite de coco e o suco em pó.

Habilitada para exportar

O secretário ainda conheceu as instalações de uma empresa do grupo Agro Lucinho, a fábrica de ração acaba de ser habilitada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, para exportar para a África de Sul. Segundo o proprietário, Jiomar Lúcio, a empresa já está fazendo contato com aquele país e a intenção é fechar negócios ainda este ano .  “No nosso plano de exportação esta fábrica tem capacidade para atender quase 100% da demanda do país”, afirmou. Jiomar informou ainda que a intenção é adaptar a planta para fabricar ração para outros animais.  Segundo o empresário, o benefício fiscal  concedido pelo Governo do Tocantins foi fundamental para iniciar as operações.

Incentivo ao desenvolvimento

Além de conhecer as operações de cada uma das indústrias, o  secretário Tom Lyra ouviu as demandas apresentadas pelos empresários para fomentar e aumentar a competitividade das empresas.  “Umas das coisas mais importantes para a economia do estado é a segurança jurídica e política e isto gera confiança para o empresário expandir seu negócio. O governador Mauro Carlesse tem trabalhado muito para gerar estabilidade no estado. E o cenário que Paraíso nos mostra que é possível promover o desenvolvimento econômico com a união de estado, município e os empresários. A cidade está de parabéns por ser um modelo de estabilidade e de incentivo ao desenvolvimento econômico para todo o Tocantins”, afirmou.