Governo do Estado busca agilizar processo de regularização do Distrito Industrial de Colinas

05/02/2020 - Fábia Lázaro

O Secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, intermediou, nesta terça-feira, 04, na sede da pasta, reunião entre o prefeito de Colinas, Adriano Rabelo e empresários do município, com o diretor-presidente da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins), Aleandro Lacerda, para discutir a regularização fundiária do Distrito Industrial de Colinas.

Criado em 2010, atráves do Decreto nº 3.851, o distrito conta com 154 mil metros quadrados, reunindo em torno de 200 empresas de diversos segmentos, incluindo grandes transportadoras. Os empresários hoje instalados no local estão em situação irregular e enfrentam na Justiça uma Ação de Reintegração de Posse.

A pedido do governador Mauro Carlesse, o secretário Tom Lyra está buscando resolver o impasse para que os empresários possam continuar suas atividades de forma legalizada. Esta é a terceira reunião intermediada pela pasta para buscar agilizar o processo de regularização da área. Para dar andamento à finalização do processo, ficou definida a realização de uma audiência pública, ainda este mês, no município, para ouvir a comunidade e selar um acordo entre as partes envolvidas. Para participar da audiência também devem ser convidados representantes do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado.

O prefeito Adriano Rabelo destacou que Colinas hoje é um grande polo econômico que se destaca no segmento logístico, favorecida pelo Terminal Integrador da VLI, em Palmeirante, a 86 km do município, que é responsável por viabilizar o escoamento da produção de soja e milho. Segundo o prefeito, a economia do município tem se destacado, exemplificando que Colinas hoje registra o maior consumo de combustível no estado  utilizado para abastecer as centenas de caminhões que circulam diariamente na cidade.

O Distrito Industrial também é importante, ressaltou Adriano Rabelo, por absorver grande parte da mão de obra do município.  Segundo o prefeito, 2 mil pessoas trabalham de forma direta ou indireta ligada ao Parque Industrial de Colinas.  “Foi muito positiva a reunião porque agora vislumbramos uma solução  para esta situação.  Assim os terão mais segurança jurídica para planejar novos investimentos”, avaliou.

O Secretário Tom Lyra enfatizou que é determinação do governador Mauro Carlesse  buscar uma solução para o impasse que vem trazendo grandes transtornos para os empresários hoje instalados no local. “Pela posição estratégica de Colinas, o distrito reúne todas as características necessárias para ser um polo de distribuição e logística do Estado do Tocantins. Por causa disto  o governador Mauro Carlesse determinou prioridade na resolução das pendências jurídicas para regularizar o Distrito  Industrial”, afirmou.