Prefeituras recebem apoio do Governo do Estado para desenvolver a cultura e o turismo em seus municípios

14/02/2020 - Fábia Lázaro/Governo do Estado

Secretário com a prefeita de Lizarda, professora Sussu, em reunião no gabinete Secretário com a prefeita de Lizarda, professora Sussu, em reunião no gabinete - Flávio Cavalera
Secretário  com o prefeito de Tabocão durante visita ao gabinete Secretário com o prefeito de Tabocão durante visita ao gabinete - Flávio Cavalera

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços(Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, recebeu os prefeitos de Lizarda e Tabocão, nesta quinta-feira,14, na sede da pasta. Os gestores vieram pedir apoio do Governo do Estado para desenvolver a cultura e o turismo em seus municípios.

O primeiro gestor a ser recebido pelo secretário foi a prefeita de Lizarda,  Suelene Lustosa Matos, professora Sussu. A prefeita apresentou ao secretário o potencial do município que possui paisagem exuberante, rica em buritis e inúmeras cachoeiras . Com cerca de 4 mil habitantes, Lizada está localizada na Região do Jalapão, Leste do Estado, a 260 km da capital.

A professora Sussu também pediu ao secretário que ajudasse o município a promover eventos culturais para resgatar a história da cidade. “Lizarda tem um grande potencial e precisamos desenvolver ações para dinamizar a economia do município”, reivindicou.

O secretário Tom Lyra se comprometeu em convidar o governador Mauro Carlesse para fazer uma visita oficial ao município.” O governador Mauro Carlesse tem a preocupação de desenvolver a economia dos municípios e vamos procurar definir uma agenda em Lizarda para levar diversas ações do Governo do Estado à cidade”, afirmou o secretário.

Fortaleza do Tabocão

O secretário Tom Lyra recebeu ainda o prefeito de Tabocão, Vaguim, acompanhado do secretário do Turismo e Cultura,  Ferreira Coutinho, vereador Paulo Keninha e Marcondes Peres, liderança no município. O prefeito veio convidar o secretário para as comemorações do 29ª aniversário do município que será realizado na próxima quinta-feira, 20 .A programação inicia-se com a celebração de uma missa, às 9h, em seguida, inauguração de obras, almoço e às 23h, encerramento com show do cantor de forró Thiago Jhonathan.

Na ocasião, o prefeito destacou ao secretário o potencial do  município, situado  a 153 km de Palmas, para o  turismo religioso com a Romaria do Senhor do Bonfim, realizada anualmente. “O evento reúne romeiros de várias cidades do estado e é uma grande festa que ajuda a fomentar a economia local e queremos contar com a presença do  Governo do Estado “, afirmou o prefeito. Tom Lyra confirmou  presença e reiterou que o governador Mauro Carlesse entende a importância destes eventos culturais para o Estado.