Notícias

Governo apresenta projetos para captação de recursos a grupo global que reúne investidores do setor

11/02/2020 - Fábia Lázaro/Governo do Estado

Vice-governador, acompanhado de secretários e presidente da Acipa, fala do potencial do estado   a líder do GRI Group, Melissa Vice-governador, acompanhado de secretários e presidente da Acipa, fala do potencial do estado a líder do GRI Group, Melissa - Flávio Cavalera
Líder do GRI Group, Melissa, conhece os projetos em desenvolvimento no Estado Líder do GRI Group, Melissa, conhece os projetos em desenvolvimento no Estado - Flávio Cavalera

Projetos de infraestrutura desenvolvidos pelo Governo do Tocantins foram apresentados, nessa segunda-feira, 10, no Palácio Araguaia, ao GRI Club, um clube global que reúne os principais players dos setores imobiliários e de infraestrutura, incluindo as principais lideranças de companhias com interesse em investir em Parcerias Público Privada (PPPs) ou concessões.

A exposição foi feita pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, à líder da divisão de infraestrutura do GRI Club para a América Latina, Melissa Della Rosa, na presença do vice-governador, Wanderley Barbosa, na ocasião, representando o governador Mauro Carlesse, acompanhado pela secretária de infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin e pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), joseph Madeira.

O GRI Club reúne líderes dos setores imobiliários e de infraestrutura ativos na América Latina com atuação em energia, aeroportos, ferrovias, portos, rodovias e infraestrutura social, mobilidade urbana, resíduos e saneamento básico.

Esta foi a primeira vez que o grupo veio ao Estado em busca de projetos com potencial para receber investimentos. Segundo a líder de Divisão de Infraestrutura do GRI Club, o grupo reúne em torno de 200 executivos nacionais e internacionais que atuam em  projetos de perfis diferentes, desde iniciativas que exigem grandes aporte de recursos, como geração de energia, a fundos menores, com investimentos na área social.

“Estamos com um rol de executivos que têm interesse em conhecer o que está sendo desenvolvido no Estado, por isso estamos aqui hoje para identificar este projetos que possam ser de interesse da iniciativa privada”,afirmou.

Na ocasiação, Melissa Rosa, convidou o governador Mauro Carlesse a participar da quarta edição do encontro “GRI PPPS & Concessões Brasil 2020”, a ser realizado em abril deste ano. O evento irá reunir  líderes dos setores-chave para o desenvolvimento do País e  que são responsáveis pela agenda política nacional e subnacional de investimentos.

Potencial

Tom Lyra apresentou ao Grupo o perfil logístico, econômico e social do Estado e  as oportunidades de negócio oferecidas. O secretário destacou ainda os projetos com potencial para investimento que o governador Mauro Carlesse pretende tirar do papel  como infraestrutura em transporte com a pavimentação e  duplicação das principais rodovias estaduais, além da implantação da TO-500, Parque Tecnológico do Tocantins e  o Porto Praia Norte.

Representando o governador Mauro Carlesse,  o vice governador defendeu o potencial do Estado, ressaltando que o Tocantins precisa acelerar seu crescimento, que passa pelo investimento em infraestrutura, com a revitalização das estrada, das pontes, da expansão do potencial energético e  fomento aos novos negócios.    “Nós precisamos de grupos que queiram vir para  investir na melhoria e na qualidade de vida de todos os tocantinenses e estamos de portas abertas para recebê-los”, reiterou o vice-governador.

Outras  reuniões entre o Governo do Estado e o Grupo devem ser realizadas para o desenvolvimento de futuras parcerias de negócios.

GRI Clube

O GRI é um clube global que reúne os principais players dos setores imobiliário e de infraestrutura. Fundado em 1998, tem presença em mais de 25 países. No Brasil, atua desde 2010, com a missão de conectar as lideranças desses mercados e contribuir para a construção de relacionamentos privilegiados e oportunidades reais de negócios. Nesse contexto, mais de 4 mil executivos participam anualmente dos encontros do clube pelo mundo.