Notícias

Incentivos fiscais oferecidas pelo Estado atrai investidores de diferentes regiões do País

19/06/2019 - Fábia Lázaro/Governo do Estado

 O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Ridoval Darci Chiareloto, recebeu na segunda-feira, 17, representantes de grupos empresariais interessados em ampliar e implantar novos empreendimentos  no Tocantins, atraídos pelos incentivos fiscais oferecidos pelo Estado . Foram recebidos empresários dos setores atacadistas, hospitalar, assessoria empresarial e advocatícia com projetos de investimentos a curto e médio prazo.  

O primeiro a ser atendido pelo secretário foi o sócio-proprietário do grupo Pérola Distribuição e Logística, Maurício Miguel Elias e seu assessor,  Cecílio Daher. O grupo, com sede em Anápolis (GO), conta com uma rede de supermercados, empacotadora de açúcar e centro de armazenagem e distribuição, sendo detentora de uma frota de 160 caminhões e 170 carretas, atendendo mercados como São Paulo, Bahia, Tocantins e Goiás.

O grupo mantém uma filial atacadista em Paraíso do Tocantins, onde pretender instalar uma indústria de empacotamento de açúcar, ampliando a oferta de mão de obra de 60 para 200 funcionários. Segundo os empresário, Cecílio Daher, o terreno para a instalação da indústria  foi obtido junto à prefeitura de Paraíso do Tocantins . A previsão é que a indústria seja instalada no prazo de um ano.

O empresário visitou a Sics para obter informações sobre os incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado. “O Tocantins é um estado promissor e em formação, que oferece muitas possiblidades de crescimento, por incentivar a implantação de investimentos, ter custos comparativamente reduzidos  e por estar localizado no centro do país, próximo a regiões consumidoras ”, afirmou.

Em seguida, Ridoval Chiareloto conversou com o  empresário Eduardo Kummell que pretende  instalar uma indústria de embutidos e uma entidade voltada a divulgar as potencialidades da economia tocantinense e  trazer investidores do Sul para o Estado. O empresário é diretor-geral de uma rede de escritórios de advocacia especializada em Direito Empresarial e em questões que envolvem o Agronegócio, com escritórios instalados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Tocantins.

 ”Aqui tem muita oportunidade e tudo ainda está para ser construído. Os empresários dos estados do Sul precisam receber informações e serem apoiados para transferirem conhecimento e recursos para empreendimentos no Tocantins ”, completou.

No final da tarde, o secretário recebeu ainda o diretor do grupo Gás Solution Brasil, Danilo Souza Santos,  que pretende instalar uma unidade processadora de oxigênio no Tocantins.

Apoio e Incentivo

Novas reuniões ficaram agendadas com os empresários para que eles possam apresentar mais detalhadamente os projetos dos empreendimentos para viabilizarem os incentivos fiscais, através do Programa de Industrialização Direcionada ( Proindústria/Lei 1.385/2003).

O secretário reforçou o interesse do Governo do Estado em apoiar os empresários para a viabilização dos empreendimentos, oferecendo redução na carga tributária e facilitando a instalação e manutenção das empresas.

“O governo do Tocantins tem total interesse em instalar novos empreendimentos  para promover o aumento da arrecadação de impostos de modo que contribua para o desenvolvimento econômico do Estado.”, destacou Chiareloto.