Notícias

Secretário recebe visita do diretor presidente da Fertilizantes Tocantins para tratar de investimentos no Estado

28/11/2019 - Wladimir Machado/ Governo do Tocantins

Secretário e empresário, José Eduardo Motta, durante encontro na Sics Secretário e empresário, José Eduardo Motta, durante encontro na Sics - Flávio Cavalera/ Governo do Tocantins

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, o diretor presidente da Fertilizantes Tocantins, um dos maiores projetos agropecuário do Estado, José Eduardo Motta. Na ocasião, foi trado assuntos relacionados ao projeto para investimentos no setor industrial para Estado.


No encontro, empresário apresentou um panorama do crescimento do setor agropecuário do Estado e da importância dos incentivos e do trabalho do governo do Estado em relação aos projetos de pavimentação da malha viária que ajudam a fomentar o escoamento da produção.  José Motta, apresentou ainda ao Secretário Tom Lyra, o projeto de investimento da ordem R$ 1 bilhão para instalação da primeira indústria de etanol a base de milho, no município Miranorte, na região central do Estado.


 Segundo o empresário, José Eduardo Motta, a Fertilizante Tocantins faz parte do grupo Agrojem, que atua no setor agropecuário no Estado, em especial, nos municípios de Caseara, Porto Nacional e Miranorte. “ A visita de cortesia ao Tom Lyra, foi bastante produtiva e serviu também para apresentar os projetos que estão sendo elaborados pelo grupo Agrojem para investimentos no setor industrial na região central”, frisou. 


“Recber a visita de José Eduardo Motta é motivo de muita honra, pois ele representa um dos maiores grupos econômicos do nosso Estado. Segundo a orientação do governador Mauro Carlesse, é ampliar a atração de investidores para o Estado a fim de desenvolver a cadeia produtiva do agronegócio do Tocantins. Nesse sentido, o investimento na instalação de uma usina para produção de etanol, na região central do Estado, vai fortalecer toda a cadeia produtiva deste setor, além de promover o desenvolvimento da região e gerando e emprego e renda”, destacou Lyra.


O empresário José Eduardo Motta tem extensa experiência no segmento de fertilizantes, com 30 anos de atuação. Nos últimos dez anos, alavancou a operação da Fertilizantes Tocantins de 20 mil toneladas para 2 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de dez vezes, em 2018. Fundou a primeira fábrica da FTO em Porto Nacional (TO), em 2003, e as unidades seguintes nas cidades de São Luís (MA), Querência (MT) e Barcarena (PA) – entre 2010 e 2015 – além de uma filial comercial em Luiz Eduardo Magalhães (BA), para importação e distribuição de insumos. Em 2016, vendeu o controle acionário para a EuroChem e continuou como CEO da companhia.