Notícias

Governo do Estado discute regularização fundiária dos distritos industriais

28/11/2019 - Fábia Lázaro/Governo do Estado

Secretário Tom Lyra em reunião com empresários da Capital para discutir regularização fundiária de distritos industriais Secretário Tom Lyra em reunião com empresários da Capital para discutir regularização fundiária de distritos industriais - FLAVIOCAVALERA
Tom Lyra com o prefeito de Colinas do Tocantins Tom Lyra com o prefeito de Colinas do Tocantins - Flávio Cavalera

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Tom Lyra, recebeu, nessa terça-feira, 26, o prefeito Adriano Rabelo, de Colinas do Tocantins, acompanhado de empresários, para tratar da regularização fundiária do distrito industrial do município. Em seguida, Tom Lyra, também se reuniu com empresários da Capital que também vieram tratar da situação fundiária de suas áreas industriais.

O Distrito Industrial de Colinas fica localizado no trevo da BR-153 com a TO-335 e conta com uma área de 154.097.76 metros quadrados, divididos em 80 lotes com uma média de 1.000 m² cada um.

Segundo o prefeito de Colinas, atualmente, 200 empresas estão instaladas no município, sendo responsável por absorver mais de mil trabalhadores informais. Mas, para fazer novos investimentos, esbarram na questão da falta de documentação dos imóveis.

“Viemos aqui fazer uma visita de boas-vindas ao secretário e trazer ao seu conhecimento a situação das empresas que estão instaladas lá dentro para pedir agilidade neste processo ”, afirmou o prefeito.

Certos de que poderiam contar com o apoio de Tom Lyra para levar a demanda ao Governador Mauro Carlesse, os empresários receberam resposta positiva do secretário, que se comprometeu em atender o pedido.

Empresários Capital

 Seguindo a mesma pauta, o secretário Tom Lyra também conversou com empresários de Palmas a respeito do distrito industrial ASRNE-55 e das áreas empresariais ASR-SE-55.

Os empresários instalados no local também buscam regularização dos imóveis para fazer novos investimentos em suas empresas. Segundo o secretário, uma das preocupações do governador Mauro Carlesse é, exatamente, fomentar a geração de emprego e renda. Nesse sentido, considera como prioridade destravar estes processos, dentro da forma da lei.

O secretário informou ainda que serão levadas propostas para o Ministério Público e Procuradoria Geral do Estado, e que todas as áreas que estão envolvidas neste processo devem ser ouvidas.

“Hoje, 70% das empresas dentro dos distritos estão gerando emprego, então, precisamos superar mais esta fase para que possamos acelerar o nosso desenvolvimento econômico com a atração de novas empresas”, afirmou Lyra.

Distritos

Os distritos industriais do Estado são espaços destinados às empresas que buscam localização estratégica para alavancar a produção. O Tocantins possui onze distritos industriais, sendo que quatro instalados em Palmas e Colinas são projetos do Estado, com infraestrutura adequada à instalação de empresas e os demais são projetos dos municípios. Os distritos estão localizados nas seguintes cidades: Palmas (Capital), Colinas do Tocantins (região centro-norte), Porto Nacional (região central), Gurupi (região sul), Araguaína (região norte), e Paraíso (região central).