Notícias

Governo do Estado busca recursos em Brasília para implantação Parque Tecnológico do Tocantins

22/11/2019 - Fábia Lázaro/Governo do Estado

Comitiva do Tocantins com o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) Comitiva do Tocantins com o senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) - Divulgacao

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e da Universidade do Tocantins (Unitins) participou, na terça-feira, 19, em Brasília (DF) de uma reunião com o vice-presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos, Senador Vanderlan Cardoso (PP – GO) para promover articulação institucional e buscar recursos federais para implantação do empreendimento tocantinense.

No encontro, o diretor de Atração de Investimentos da SICS, Paulo Mendonça, reiterou que todos os projetos e estudos necessários para implantação do Parque Tecnológico do Tocantins já foram realizados, aguardando agora a alocação dos recursos financeiros para dar início às obras de infraestrutura.

O assessor do senador, Vanderlan Cardoso, Raulison Resende, destacou, que, no presente momento, o Tocantins conta com os projetos em estágio mais avançado, dentre as iniciativas para implantação de novos Parques Tecnológicos no País.

O Parque Tecnológico será implantado em área privilegiada da Capital, à margem do Lago de Palmas, na NS-15, próximo ao Shopping, das universidades Unitins e UFT e entre as praias da Graciosa e das Arnos.

Parque Tecnológico

O Parque irá reunir, em um único ambiente, estruturas empresariais e um centro de inovação com apoio institucional necessário para que empresas de base tecnológica e pesquisadores construam em parceria de produtos inovadores.

O projeto contempla a instalação de grandes “players” desenvolvedores de tecnologia, “startups”, incubadoras de empresas, laboratórios, e captação de recursos para inovação, dentre outros, que envolve pesquisadores de universidades por meio de pesquisas aplicadas.

Frente parlamentar 

Frente parlamentar é uma associação de deputados e/ou senadores de vários partidos para debater um assunto determinado. Para ser criada, a frente deve registrar um requerimento com o apoio de pelo menos 1/3 de membros do Poder Legislativo.